Re: [obm-l] esclarecimento

01/09/02 00:17:42, Augusto César Morgado <morgado@centroin.com.br> wrote:
>    Ao jogar três moedas, qual a probabilidade de dar duas caras e uma coroa?

Isso eh um acontecimento binario, ou seja, acontecimentos individuais com
probabilidades individuais iguais, em que vc deseja saber a probabilidade
de acontecer determinado numero de vezes uma das partes do acontecimento.

Existe uma formulinha para isso, em q eu andei mudando o nome das variaveis
para facilitar a memorizacao:

Pbin = C(t,a) * Pa^a * Pe^e

em que
C(n,p) = combinacao, binomio de newton ou ainda n!/(p!*(n-p)!)
t = tentativas, a = acertos, e = erros
Pa = probabilidade de acerto em cada tentativa
Pe = probabilidade de erro em cada tentativa

No caso das 3 moedas, vamos chamar cara de acerto e coroa de erro,
temos t=3, a=2, e=1, e as probabilidades de erro e acerto sao iguais a 1/2.

Pbin = C(3,2) * (1/2)^2 * (1/2)^1

resolvendo a conta temos

Pbin = 3!/2! * 1/4 * 1/2
Pbin = 3 * 1/8
Pbin = 3/8

-------

Agora dexa eu perguntar, eu to com quatro duvidas, ou melhor, conceitos,
pendurados, e preciso que alguem me ilumine:

1) "Pelamordedeus", alguem escreva a teoria das equacoes reciprocas, primeira e
segunda especie, sua teoria e principalmente suas propriedades. Nao deve ser longo,
se eu tivesse uma boa biblioteca perto daqui eu ja teria ido e nao teria perguntado
para 3 professores diferentes q por 2 semanas estao enrolando q estao meio sem tempo.
Entao por favor, digam-me o que esta escrito, nao aonde esta escrito. Ja tentei
procurar na internet e se acha apenas um unico site (fora os seus mirrors) e eu sei
q ele esta incompleto.

2) Funcao f: R -> R tal que f(x) = (2+x)/(2-x). Esta obvio como calcular o conjunto
Dominio da funcao (que é R-{2}) da mesma forma como deve estar obvio calcular o seu
conjunto imagem, só que eu nao sei como se nao montando o grafico...

3) Será que um livro deixa de circulacao porque é bom? Cade as formulas para se achar
o volume de setor esferico, calota de esfera e tronco de esfera (ou algo analogo)?
Alguem pode me passar essas formulinhas? Sera q existe um jeito de calcular o volume
de um solido de revolucao dado a area do corte transversal e o eixo de giro?

4) Sem calculadora, como calculo cos(arcsen(1/3)) ? Ou eh impossivel/inviavel?

Obrigado,
Tonik