[obm-l] Primos Gaussianos

Ola Franklin e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Um complexo z=a+bi e dito ser um INTEIRO GAUSSIANO se "a" e "b" sao
inteiros. Dentre os inteiros gaussianos, sao chamados PRIMOS GAUSSIANOS
aqueles em que :

1) "a" e "b" nao sao nulos e "a^2 + b^2" e um primo ordinario.
2) "b=0", "a" e primo ordinario e a==3(mod 4)
3) "a=0", modulo(b) e primo ordinario e b==3(mod 4)

Entenda X==Y(mod Z) como "X e congruente a Y modulo Z".

Voce destacou um fragmento de uma mensagem minha ... Realmente, existem
muitas perguntas sobre primos e outras indiretamente ligadas a eles que
ainda nao tiveram uma resposta satisfatoria ...

Por que isso ocorre ? Pode ser que seja por pura inabilidade nossa. Pode ser
! ... mas pode ser tambem porque nos ainda nao fizemos as perguntas corretas
... e pode ser que ainda nao fizemos as perguntas corretas porque ainda nao
dispomos do instrumental conceitual com o qual haveremos de faze-las ...

Um abraco
Paulo Santa Rita
5,1916,050902

>From: "Franklin de Lima Marquezino" <fmarquezino@uol.com.br>
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: [obm-l] Re: 1 é primo?
>Date: Thu, 5 Sep 2002 17:38:48 -0300

>cara
>primo.
>sentido
>
>Olá!
>
>   Alguém pode comentar alguma coisa sobre esses primos gaussianos. Pelo
>menos uma definição e alguma referência. É que eu estudo Ciência da
>Computação e não tive isso na graduação ainda, nem sei se vou ter.
>
>      Até mais,
> [...]

MSN Photos é a maneira mais fácil e prática de editar e compartilhar sua
fotos: http://photos.msn.com.br