RE: [obm-l] violencia

>  Oi Rogério

> Acho que não saquei. Em que momento foi utilizado o axioma da escolha? Eu

> nem tinha infinitos conjuntos! Apenas conjuntos infinitos.

Eu acho que você está certo.

O axioma da escolha (a menos que eu esteja com um conceito equivocado) diz que, dada uma coleção infinita de conjuntos disjuntos, podemos formar um conjunto E escolhendo-se precisamente  um elemento de cada conjunto da coleção.  Isto não foi usado na sua prova.

Acho ainda interessante fazer o seguinte comentário: No contra-exemplo que vc deu para a parte 2 da questão, observamos que sendo B_n o n-ésimo bandido, então ele quer matar n-1 outros. Logo, sendo (M_n), a sequencia dos números de bandidos que cada um quer matar, esta sequencia é ilimitada. Se admitirmos que tal sequencia seja limitada, isto é, se considerarmos esta condição adicional, então me parece que sua prova permanece válida. Pois para cada passo de seu processo indutivo, o conjunto dos elementos de C que os elementos de R querem matar continua sendo finito. Acho que neste caso o seu processo acaba sendo equivalente ao que eu havia sugerido.

Agora, se a sequencia M_n for ilimitada, etão pode não ser possível achar uma reunião sem sangue, conforme mostra seu contra exemplo. Não estou porém certo se, neste caso, é sempre impossível achar a tal reunião.

Um abraço

Artur