[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] En: Questão de Geometria

>From: "Wagner" <timpa@uol.com.br>
>To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
>Subject: [obm-l] Re: [obm-l] En: Questão de Geometria
>Date: Sun, 8 Sep 2002 21:22:54 -0300
>
>Caro Leonardo
>
>Aparentemente faltam dados para a resolução, dada uma circunferência
>qualquer é possível obter uma distância C pelo menos menor que o raio
>simplesmente variando o ângulo com que as tangentes se encontram.O
>triângulo ABP é isóceles e C é um ponto qualquer da altura desse triângulo,
>logo variando BÂP ou qualquer outro ângulo, a distância de C ao lado muda.
> [...]

Não entendi o que vc falou direito, C não precisa estar na altura, já vi
esta questão uma vez e o problema é de fato resolúvel apesar da
circunferência poder variar. Aqui vai a resolução
sejam:
M o pé da perpendicular à AP por C
N o pé da perpendicular à PB por C
Q o pé da perpendicular à AB por C
(desculpa mas meu computador não coloca circunflexo em cima de consoante e
prefiro manter a notação)

Claro que PBA=PAB, agora CBP é o ângulo secante do arco BC então CBP=CAB da
mesma forma CBA=PAC.
Isto que implica que os triângulos BNC é semelhante à AQC e AMC é semelhante
à BQC(Pelo caso AA) logo:
BC/CA=NC/QC e CA/BC=MC/QC então multiplicando:
1=NC*MC/(QC*QC) e QC^2=NC*MC e acabou!

prefiro pensar que quando mostramos a semelhança dos triângulos retângulos
estamos mostrando que os quadiláteros BQCN e AMCQ são semelhantes(nesta
ordem) e então CN/CQ=CQ/CM mais diretamente.

Genial não?, Na verdade tem um pequeno detalhe faltando. É que na resolução
supus que o ponto C está dentro de ABP se colocarmos C no círculo só que
externamente temos outro problema(no enunciado original não fica claro pois
depende de como se desenhou a figura na parte do levanta-se um
perpendicular). Este outro problema tem solução com a mesma relação e
solução similar.