Re: [obm-l] Problema com inteiros gaussianos

Nao podemos chegar ao infinito na reta real se os nossos passos  tiverem
comprimento limitado (isto eh, existe um numero M tal que nossos
passosnao podem ser maiores que M) e andarmos apenas sobre os numeros
primos.
(por exemplo, suponha que voce nao possa dar passos maiores que 5.
Andando nosprimos, voce pode começar no 2, passar para o 7, depois para
o 11, depois para o 13, o 17, o 19, o 23.
Agora voce empaca. Do 23 para o primo seguinte o salto eh maior que 5.
A essencia do que o autor quer dizer eh que, por maior que seja a
limitaçao dos seus passos (5, no meu exemplo), chega uma hora que voce
empaca. )
Isso eh simplesmente uma outra maneira de dizer  que ha vazios
arbitrariamente grandes entre os primos. (ou seja, tomando o 5,
encontramos um vazio de tamanho maior que 5 nos primos: entre o 23 e o
29.  Tomando o 7, encontrariamos um vazio de tamanho maior que 7; nao eh
dificil perceber que esse vazio se dah entre o 31 e o 39. Tomando o 20,
encontrariamos um vazio maior que 20 etc).
A prova eh simples. Um vazio de tamanho k ocorre entre (k+1)!+2 e
(k+1)!+k+1. Com efeito, nenhum desse numeros eh primo, pois  (k+1)!+2 eh
divisivel por 2(e eh maior que 2)  , (k+1)!+3 eh divisivel por 3 (e eh
maior que 3) etc