[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Números randômicos

>Sim, suas observacoes tiveram bastante propriedade e acrescentaram à discussao.
>

>Ja que voce tocou no assunto, e dada suas experiencias com Computacao
>Quantica, gostaria de saber como seria um Computador Quantico?
>Jah existe algum projeto de tentativa de implementacao de algum?
>Como eh que funcionaria? Quais sao as maiores barreiras que se
>interpoe a criacao de um computador quantico?
>
>Desde ja agradeco qualquer informacao,
>
>Ezer Fernandes

     Um computador quântico utilizaria as propriedades da Mecânica Quântica e vez da Mecânica Newtoniana. Assim sendo, os bits quânticos (chamados "qubits", de quantum bits) poderiam ser 0, 1 ou uma mistura estatítica destes dois. Justamente essa superposição de estados é um dos maiores responsáveis pelas vantagens do computador quântico. Ela permite que se se possa, por exemplo, calcular o valor de uma função em mais de um ponto ao mesmo tempo. As aplicações seriam muito interessantes, como por exemplo, simular sistemas quânticos (o que não se consegue fazer de forma eficiente em um computador clássico, cf. R.Feynman), criptografia completamente segura, geração de sequências numéricas aleatórias, fatoração de inteiros e busca de dados em listas não-ordenada.
     Existem sim projetos de realização física, porém estes ainda não estão muito avançados. No Rio de Janeiro mesmo (no CBPF) tem um grupo de faz algumas experiências com ressonância magnética nuclear. As maiores barreiras são na parte prática, na realização experimental, já que é muito difícil controlar um número grande qubits, e também por que estes precisam ficar muito bem isolados do meio, caso contrário podem interagir com o ambiente provocando o que se chama "descoerência" (decoherence). Mas isso está começando a mudar. Já ouvi dizer que recentemente tem surgido algumas novas técnicas que permitem o controle de um número razoável de qubits. Na parte teórica (onde eu estou) o mais difícil é mudar a forma de pensar. Fazer um algoritmo quântico é uma tarefa ainda MUITO mais difícil que criar um algoritmo clássico.
    É claro que o assunto é muito mais do que isso, mas não quero ficar me extendendo muito, já que talvez nem todos nessa lista estejam interessados. Qualquer coisa, pode mandar perguntas em off.

     Até mais,

           Franklin.

CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (Bolsista PIBIC/CNPq)
LNCC - Laboratório Nacional de Computação Científica (Grupo de Computação Quântica)
GFT - Grupo de Física Teórica José Leite Lopes
http://virtual01.lncc.br/dcs/links/dcs_quantum_comp.html
http://gft.ucp.br/staff/franklin