[obm-l] Alguns pontos interessantes pouco mencionados

Olá para todos,

Sou engenheiro, formei-me no início dos anos 70. Acho curioso que, na
cadeira de Cálculo ministrada durante meu curso de Engenharia, não
foram sequer mencionados alguns teoremas e conceitos dos quais, mais
tarde, vim a tomar conhecimento simplesmente por gostar de matemática .
Não que eles sejam de vital importância para um engenheiro, mas eu
gostaria de ouvir opiniões, inclusive de professores universitários,
sobre os seguintes pontos que, creio, ainda hoje não são citados em
cursos de engenharia:

1) Definição precisa de continuidade, frisando-se, inclusive, o
conceito de continuidade uniforme- este último parece-me um conceito
importante e interessante.

2) O teorema (creio que é conhecido por Teorema de Darbaux) o qual
afirma que derivadas de uma função real, de variável real, sempre
apresentam a chamada Propriedade do Valor Intermediário. Parece-me que
este interessante resultado, de fácil demonstração, não é muito
conhecido.

3)Um outro teorema, de simples demonstração (que me parece não ser
também muito conhecido), o qual diz que derivadas em R jamais
apresentam descontinuidaes do tipo "salto".

4) Apresentação mais precisa do conceito de diferenciabilidade de
funções de R^n em R.

Quando fiz Engenharia, o meu curso de Cálculo Integral foi muito mais
um curso de como determinar primitivas. Os aspectos conceituais da
integral não foram frisados, jamais se falou, por exemplo, em Soma de
Riemann. s. Creio que alguém com agilidade algébrica pode fazer isso
muito bem sem ter a menor idéia do que seja, de fato, o processo de
integração. Espero que hoje não seja mais assim.

Artur