-----Mensagem original-----
De: Wendel Scardua [mailto:articuno@linux.ime.usp.br]
Enviada em: sexta-feira, 8 de novembro de 2002 11:47
Para: Obm-l
Assunto: Re: [obm-l] Probabilidade

> Escolhe-se ao acaso três vértices distintos de um cubo.
> A probabilidade de que estes vértices pertençam a uma mesma face é?

Deixa eu ver...
Se um vértice foi escolhido, a chance do segundo pertencer a mesma face
seria 6/7 (o único que não serve é o oposto ao primeiro)
Agora a chance de escolher o terceiro seria 2/6 (os únicos que servem
são os que completam a face...
Então a probabilidade dos três vértices pertencerem a mesma face deve ser
 6/7 * 2/6 == 2/7

(A não ser que eu tenha algum erro bobo... ^ ^")

 Wendel Scardua
(novo por aqui...:)