Re: [obm-l] curvas elipticas e formas modulares

Ola Fernanda e demais
colegas desta lista,

E isso mesmo ! E a prova da conjectura de Tanyiama-Shimura e o nucleo do
trabalho do Wiles : seo ultimo Teorema de Fermat fosse falso entao haverima
curvas elipticas que nao seriam modulares, que foi o que o Wiles provou.

Seja Y^2=f(x) uma curva eliptica ( o nome "curva eliptica" deriva da funcao
que aparece quanto se pretende retificar a elipse, no problema de Pedrayes
), a todo N natural se associal o conjunto de inteiros modulo N que
satisfazem a curva. Esse conjunto e chamado conjunto M.

A toda forma modular, se associa, igualmente, um conjunto de simetrias. Seja
S esse conjunto. O que Wiles provou, a grosso modo e que o conjunto M e
igual o conjunto S, isto e, a todo connunto de solucoes modulo N de uma
curva eliptica esta associado um e somente um conjunto de simetrias de uma
forma modular.

Se o teorema de fermat fosse falso, haveria uma curva eliptica que nao seria
modular, o que e um absurdo.

Parece que ha muito poucas pessoas no Brasil que conhecem a fundo as formas
modulares ... O Luiz Manoel Silva de Figueiredo, Ph em Matematica por
Cambridge (1996) e um Prof-Pesquisador da UFF que forma um grupo que estuda
as formas modulares e, em particular, a conjectura do Serre. O Luizinho foi
orientado pelo Richard Taylor, que foi o cara que ajudou o Wiles a corrigir
o erro da primeira demonstracao, aquela apresentada no Instituto Isaac
Newton.

O trabalho desse cara, o Luiz, e sobre a conjectura de Serre e
representacoes de Galois, e uma continuacao da tese de doutorado dele.
Escreve pra ele. ( talvez eu peca pra ele fazer uma exposicao aqui na lista
)E um cara manero, sem frescuras ou beicinhos.

Um abraco
Paulo Santa Rita
2,1836,111102