Re: [obm-l] Problema das idades da X ORMUB

Pra quem quer se divertir,veja a revista 4 da OIM,aquela que a Nelly e o Paulo Jose vivem "anunciando".Na seçao problemas, tem um bem legal parecido com esse.

 Wendel Scardua <articuno@linux.ime.usp.br> wrote:

> Num censo, um homem bate numa porta e pergunta à mulher dentro da casa, quantas
> crianças ela tem e quais as idades de cada uma:
> "Eu tenho tres filhos, suas idades sao numeros inteiros, e o produto das suas
> idades é 36", diz a mae.
> "Isto nao eh uma informacao suficiente", responde o homem do censo.
> "Eu poderia dizer a soma das idades, mas voce ficaria confuso".
> "Eu gostaria que voce dissesse alguma coisa mais"
> "Certo, minha filha mais velha, Ana, gosta de cachorros".
> Quais sao as idades dos tres filhos?
> ----/-----

1) O produto das 3 idades é 36:
1 . 1 . 36
1 . 2 . 18
1 . 3 . 12
1 . 4 . 9
1 . 6 . 6
2 . 2 . 9
2 . 3 . 6
3 . 3 . 4

2) A soma das idades não esclarece nada...
1 + 1 + 36 = 38
1 + 2 + 18 = 21
1 + 3 + 12 = 16
1 + 4 + 9 = 14
1 + 6 + 6 = 13
2 + 2 + 9 = 13
2 + 3 + 6 = 11
3 + 3 + 4 = 10
Pela informação da soma não ajudar, temos que a soma é 13...
Qualquer outro valor de soma é único e, portanto, determinaria de
forma única as idades...

Agora temos que as idades são 1 6 6 ou 2 2 9...

3) A mais velha gosta de cachorros (eu lembrava desse problema
com ela tocando piano ^^)

Isso serve apenas para mostrar que *existe* uma mais velha...
Portanto isso descarta o caso 1 6 6, onde não há *uma* irmã mais
velha...

Assim , a resposta é 2, 2, 9....

Wendel

O administrador desta lista é

Yahoo! GeoCities
Tudo para criar o seu site: ferramentas fáceis de usar, espaço de sobra e acessórios.