[obm-l] Problema de S.Petersburgo (e da Eureka)

   Caros colegas,
   Segue abaixo um problema que apareceu na Eureka 9 que eu nao sei
fazer completamente (faltam os casos n=7 e n=11 para mim). Se voces tiverem
alguma ideia me contem:
   60. (St.Petersburg-1999) Tres magicos apresentam um truque entregando a
uma pessoa da plateia um maco de cartas numeradas com 1,2,...,2n+1 (n>6).
  O espectador fica com uma das cartas e aleatoriamente distribui as
restantes entre o primeiro e o segundo magicos (cada um deles fica com n
cartas) . Estes olham suas cartas (sem se comunicar um ao outro) e cada um
escolhe duas cartas formando um maco (ordenado) com estas cartas e as
entrega ao terceiro magico. O terceiro magico olha estas quatro cartas e
anuncia a carta que ficou com o espectador. Explique como este truque pode
funcionar.
   Abracos,
           Gugu
P.S.: Voces nao acham que St.Petersburg devia voltar a se chamar Leningrado ?
Instruįões para entrar na lista, sair da lista e usar a lista em