Re: [obm-l] IME 96

On Sun, Nov 24, 2002 at 08:59:34PM -0300, Eduardo Casagrande Stabel wrote:
> Olá,
>
> essa questão também caiu na Olimpíada Gaúcha de Matemática. Eu pensei na
> mesma solução da banca. Mas uma das alunas que fez a prova deu uma solução
> mais simples, e que eu achei até mais apropriada ao tamanho do tabuleiro. Ela
> começou escrevendo um 1 no canto superior esquerdo. Para cada quadrado
> seguinte ela preenchia ele com a soma dos números escritos nos quadrados da
> esq. da dir. e da diagonal superior esq. Assim ela foi preenchendo o
> tabuleiro e o número final obtido no inferior direito foi a quantidade de
> [...]

Também é interessante o fato de que esta tabela apareceu como matriz
na OBM nível U de 2001. Os números que preenchem a tabela são chamados
de números de Delonnay e aparecem em alguns problemas de combinatória.
Na OBM pedia-se para calcular o determinante da matriz (em função de n,
o tamanho da matriz).

[]s, N.