[obm-l] desigualdade triangular

Aproveito esta oportunidade para propor alguns exercícios de desiguladade triangular e agradecer aqueles que me ajudaram em meu ultimo e-mail. Obrigado.

1- O segmento que une um vértice de um triângulo a um ponto qualquer do lado opsto é maior que a metade do excesso da soma dos outros dois lados sobre o primeiro. Provar.
2-ABC é um triângulo no qual o lado AB é maior que o lado AC e AM é a mediana relativa ao lado BC. Demonstrar que o ângulo BMA é maior que o ângulo AMC e que o ângulo BAM é menor que o ângulo CAM.