Re: [obm-l] Nenhuma ajuda mesmo

Obrigada Gugu por tentar me ajudar.

Acho que misturei um pouco o enunciado com a minha
tentativa de solução.
Estava tentando aplicar Hahn-Banhach na forma da
separação e para isso eu defini os conjuntos:

C= { (a,t) tal que a pertence a a e f(a)>= t}
D= { (x,t) tal que x pertence a X e M||x||<t}

Onde montrei que C é fechado e convexo, D é aberto e
convexo e que C intersecção com D é vazio. Estando assim
em condições de aplicar Hahn-Banach na forma da
separação o que não consegui. Abaixo reescrevo o
enunciado do problema.

"X é um espaço normado REAL, A é um subconjunto convexo
de X com o elemento neutro de X pertencente a A.
Consideremos ainda uma função côncava f
satisfazendo f(a) <= M ||a|| para todo a em A (||a|| é
norma de a).
Queremos mostrar que existe um elemento x* do dual de X
tal que ||x*||<=M e f(a)<=x*(a) com a de A e x de X."

Aproveito para perguntar um outro problema que acredito
seja bem simples também.

Seja T:X -> Y uma aplicação linear ( X é Banach e Y é
normado) e Y* o dual de Y. Mostrar que se
y*(T(x)):X -> R é contínua para cada y* pertencente a Y*
então T é contínua.

Mais uma vez Gugu muito obrigada!

>    Cara Alininha,
>    Na verdade eu acho que nao entendi bem o seu enuncia
do: Voce usa o nome A
> para dois conjuntos: o subconjunto convexo de X dado in
icialmente e
> A= {(a,t) tal que a pertence a a e f(a)
>= t}. Por outro lado, voce define o
> conjunto B mas depois nao fala mais nele... A qual conj
unto A se refere a
> ultima frase ? Que papel tem o conjunto B no problema ?
>    Abracos,
>             Gugu

us

ui

(a) <= M ||a|| para todo a em A (||a|| é

ia.

a lista em