Re: [obm-l] Re: Como os Matemáticos Complicam II

J. Paulo,

      Como  colocas, és quem está a enfrentar o bicho papão. Porém, o bicho

  papão está em ti próprio. Percebes isso? Tua polêmica inteira, inadequada

  nesta  lista, resume-se a: para que serve a matemática? E Principalmente,

  a abstrata?

      Isso  não  é  para  ser  discutido  aqui, por isso, serei breve e não

  escreverei novamente sobre o assunto.

      A  pergunta  acima fiz-me por um período de uns três meses, há alguns

  anos atrás. Era pergunta que me fazia naturalmente e com muita vontade de

  ter  a  resposta.  Cada fibra de meu coração desejava-a. Essa veio ao fim

  desse  prazo.  Foi  a  mais  completa  resposta que já tive, pois além de

  verdadeira,  veio  com  um grau elevado de satisfação como nenhuma outra.

  Completou-me,  satisfez-me,  inteiramente.  A  experiência  em  si  mesma

  exultou-me. Posteriormente, soube de um psicólogo amigo que esta forma de

  questionamento  é  técnica  de  autodescobrimento, cujas respostas vêm do

  subconsciente. Técnica, a qual eu não conhecia. Vivi-a sem conhecê-la. No

  fundo acho que ainda não a conheço. Não tenho consciência de como a mesma

  se processa. Compreende?

      A resposta é a matemática serve para o próprio ser humano em si, isto

  é,  coloca-o  como  centro  de  desenvolvimento, e desenvolve-o natural e

  eficazmente,  pois  que  é  ela  quem  o  auxilia a organizar, discernir,

  separar, concluir, inferir, deduzir, criar, etc., todo e qualquer ramo do

  conhecimento humano.

      Isto não implica que se deva comparar pessoas distintas. O que digo é

  um   médico   seria   melhor  médico,  se  também  estudasse  matemática.

  Comparando-o  consigo próprio, isto é, seu passado, sem estudo da mesma e

  seu futuro, com tal estudo. É claro que esse estudo é longo e contínuo. A

  percepção  da  melhora  é sutil na vida desse médico, e para ele próprio,

  mas há efetivamente evolução.

      Enfim,  a  matemática em si auxilia a evolução intelectual e racional

  do  próprio  homem.  Claro  que  há  outros  ramos nos quais o homem deve

  desenvolver-se,   como  no  amor,  na  humildade,  etc.  Porém,  no  lado

  intelectual, a matemática é imbatível.

  Um forte abraço, João.