[obm-l] Redução ao 1º quadrante

Olá a todos. Pra variar, gostaria de uma ajuda numa questão bem simples. Estarei sinceramente grato por qualquer ajuda.

[senx + cos(pi/2 - x)][cotg(x - pi) - cotg(2pi - x)]

Consegui responder essa questão:
cos(pi/2 - x) = senx
cotg(x - pi) = cotgx
cotg(2pi - x) = - cotgx
Substituindo:
[senx + senx)][cotgx - ( -cotgx)] = (2senx)(2cotgx) = (4senx)(cosx/senx) = 4cosx
Ok, mas, durante alguns dos meus "vôos", eu tinha pensado:
1º) cotg(x - pi), temos: x > pi;
2º) cotg(2pi - x), temos: x < 2pi;
3º) 1º) inter 2º) = pi < x < 2pi
e, agora, em cos(pi/2 - x), considerando 3º), temos:
4º) cos(pi/2 - x) = cos[(pi/2 - x) < 0]
Poderiamos também fazer outras inferências, mas, partindo dessa, eu só queria ratificar uma coisa: É Devido a simetria no ciclo trigonométrico que torna a resolução "gabarito" válida, e faz o meu último raciocínio mais um "grande vôo"?

Obrigado pela atenção,
Nelson

Yahoo! Mail
Mais espaço, mais segurança e gratuito: caixa postal de 6MB, antivírus, proteção contra spam.