Re: [obm-l] PARABÉNS! PROF. MORGADO (CAMPEÃO!)

1) A tese citada eh sua, nao minha.
2) Reafirmo o que ja escrevi a esse respeito.
Quando se faz uma pesquisa eleitoral, pergunta-se aos eleitores
selecionados para a amostra em quem vao votar e, para cada candidato A
determina-se a porcentagem p dos entrevistados que votarao em A. Por
exemplo, numa pesquisa com 2000 eleitores em que 500 vao votar em A, p =
500/2000 = 25%= 0,25.
Escolhe-se um nivel de confiança, em geral 95%, e, a partir do valor de
p, determina-se o intervalo em que, com 95% de confiança, estara a
votaçao de A na eleiçao. Isso eh feito com a formula
p (+-) 1,96* sqrt[p*(1-p)/n].
Nessa formula, n eh o numero de eleitores entrevistados e o coeficiente
1,96 foi determinado a partir do nivel de confiança escolhido. Para 90%
de confiança, por exemplo, seria 1,645.
No exemplo acima, a aplicaçao da formula daria (para 95% de confiança)
0,25 (+-) 0,0190, ou seja, 25% (+-) 1,90%. Esse 1,90% nao eh erro
relativo. O significado do calculo eh o seguinte: temos 95% de confiança
(ou seja, consideramos quase certo) que na eleição real A tera entre
23,1% e 26,9% dos votos.
Esse erro nao eh o mesmo para todos os candidatos. Para aproveitar o
exemplo abaixo, a respeito do qual nao tenho responsabilidade alguma,
supondo 2000 eleitores na amostra, os intervalos de confiança  de 95%
para os candidatos sao:
50% (+-) 2,19% , ou seja, entre 47,81% e 52,19%
42% (+-) 2,16%
10% (+-) 1,31%
2% (+-) 0,61%.
Situaçoes descritas abaixo como impossiveis sao perfeitamente possiveis.
Com os mesmos numeros, mas supondo a amostra com apenas 500 eleitores,
os resultados seriam:
50%(+-) 4,38%
42%(+-) 4,33%
10% (+-) 2,63%
2% (+-) 1,23%
Eh perfeitamente plausivel que o candidato que teve maior votaçao na
amostra venha a perder a eleiçao. Nao seria possivel, nesse caso,
concluir, com 95% de confiança, quem ganharia a eleiçao. Isso se deve a
a amostra ser  sujeita as flutuaçoes do acaso.
Agora, concluindo. Estamos perdendo um tempo enorme discutindo bobagens.
No fundo, a discussao esta centrada em:
o que significa margem de erro? eh erro absoluto? relativo? A resposta
eh absoluto. Os ibopes calculam e divulgam erros absolutos; jamais
divulgariam erros relativos porque a imensa maioria nao compreenderia.
3) De quem sao as expressoes entre aspas? Minhas nao sao.