Re: [obm-l] [univ] Teoria dos Grupos

On Thu, Aug 14, 2003 at 02:39:47PM -0300, Eduardo Casagrande Stabel wrote:
> Olá pessoal!
>
> [Agradeço ao Nicolau pela solução enviada... teorema de Baire era o mais
> natural...]
>
> Uma questão de álgebra que não estou conseguindo resolver, do livro de
> introdução a álgebra do Hernstein.
>
> QUESTÃO. Um grupo abeliano finito possui dois subgrupos, um de ordem N e
> outro de ordem M. Mostre que ele trambém possui um subgrupo de ordem MMC{ M,
> N }.
>
> Eu consigui resolver a questão no caso particular em que o grupo é cíclico.
> [...]

Não. Se G é um grupo abeliano finito e h é um divisor de |G| então existe
um subgrupo H de G com |H| = h. O que aliás resolve trivialmente a sua
questão: se N e M são divisores de |G| então mmc{M,N} é divisor de |G|.
O fato que eu enunciei acima é corolário do teorema de classificação
de grupos abelianos finitos. E é completamente falso para grupos não abelianos.

[]s, N.