Re: [obm-l] dúvida Epcar

on 02.09.03 01:02, tarciosd@ig.com.br at tarciosd@ig.com.br wrote:

> alguém poderia dar uma ajudinha. por favor nesta questão;
>
> De quantos modos 3 casais podem sentar-se ao redor de uma mesa circular
> de tal forma que marido e mulher não fiquem juntos?
>
> r= 32. como faço isso ??????

Eu sou meio ruim de combinatoria. Entao, pra minimizar a chance de errar, eu
sempre procuro dividir esses problemas com restricoes em casos simples e
mutuamente exclusivos e calcular o numero de ocorrencias de cada um. No fim,
eh soh somar tudo...

Por exemplo, chame os pares de Aa, Bb e Cc.

Sejam:
ABC: no. de permutacoes em que os casais Aa, Bb, Cc ficam juntos.

AB: no. de permutacoes em que os casais Aa e Bb ficam juntos mas Cc fica
separado.
AC e BC: definidos analogamente.