[obm-l] SOMA(n>=1) (1/n)*((2+sen(n))/3)^n

Bom, por um lado eh verdade que 1/3 < (2+sen(n))/3 < 1, para todo n natural
e que, portanto, o termo geral tende a zero.

Alem disso, a primeira vista, o n-esimo termo seria majorado por algo da
forma a^n/n, com 1/3 < a < 1, o que implicaria em convergencia. Soh que isso
nao eh verdade. Aquela nossa discussao sobre densidade e equidistribuicao
mostrou que a sequencia cujo termo geral eh (2+sen(n))/3 tem uma
subsequencia convergindo pra 1 (apesar de (2+sen(n))/3 nao ser UD em [1/2,1]
- acho que o Gugu mandou uma mensagem mostrando isso ou algo muito similar).
Isso significa que nao existe a em (1/3,1) tal que a majoracao mencionada
acima ocorre para todo n.

Claro, o problema estah no expoente n (sem ele, cada termo teria 1/(3n) como
cota inferior e a serie seria divergente por comparacao com a serie
harmonica).

A serie SOMA(n>=1) ((2+sen(n))/3)^n tambem me parece problematica, pois nao
pode ser majorada por nenhuma serie geometrica com razao < 1. Nesse caso,
nao tenho nem certeza sobre se o termo geral tende a zero.

Talvez seja interessante considerar a serie SOMA(n>=1) x(n)^n, onde x(n) eh
uma sequencia UD em [0,1]. Uma duvida que eu tenho eh se o expoente n puxa
os termos da serie pra baixo o suficiente pra que ele convirja. Serah que,
pelo menos, lim x(n)^n = 0 ?

Espero que alguem com mais conhecimentos entre na discussao e tire essas
duvidas.

Um abraco,
Claudio.