[obm-l] PROBABILOMANÍACO!

Olá! Meus Colegas! Vale salientar que minha insistência em assuntos aleatórios
me rendeu extra-lista a simpática alcunha.  Desde já, agradeço a participação
dos interessados, mas sem querer abusar da boa vontade gostaria de ajuda. OK!

João e Helena moram em duas margens opostas de um rio de razoável largura. Eles
sabem que a probabilidade de que a sua mãe saia à noite é 0,6. Helena só define
essa situação às 18h 15min quando ela grita uma de suas palavras em código
através do rio para João. Porém Helena tem voz muito "macia" e o rio está
sujeito a um tráfego pesado de barcaças de forma que ela está frente a
um "canal de ruído". Resolveram então utilizar um código contendo apenas as
letras A e B. O canal é descrito por P(a/A)=2/3;P(a/B)=1/4;P(b/A)=1/3;P(b/B)=3/4
onde "a" é o evento "João pensa que a mensagem é A" e "b" é o evento "João
pensa que a mensagem é B". Com o intuito de minimizar a probabilidade de erro
entre as mensagens transmitidas e recebidas devem Helena e João usar o código I
ou o código II? Código I: A=Mãe em casa; B=Mãe fora de casa. Código II: A=Mãe
fora de casa; B=Mãe em casa. Ocorre erro quando Mãe está em casa e João vem ou
quando Mãe está fora e João não vem.

Um abraço e Bom Final de Semana!

WebMail UNIFOR - http://www.unifor.br