[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] pertinência

Não representa, não. Como escrevi anteriormente, a relação entre conjuntos é
de continência e a relação entre o conjunto e seus elementos é de
pertinência. Suponha A = {1,2,{4,5,6},4,5,6}. Se eu escrever que 4,5,6
pertencem a A, estou me referindo aos elementos do conjunto A. Também posso
dizer {4,5,6} está contido em A, e estou me referindo aos mesmos elementos.
No entanto, posso igualmente dizer {4,5,6} pertence a A, pois há também esse
elemento, tal como 1, 2, 4 etc. E posso ainda dizer que {{4,5,6}} está
contido em A. Não há qualquer redudância nisso. Muito pelo contrário: está
sendo dito que o conjunto que contém o conjunto {4,5,6} é subconjunto de A.
Suponha C = {7,8,{7,8},{{7,8}}}. Como você se referiria corretamente a cada
um dos elementos sem confundi-los? Veja que se estivéssemos nos referindo ao
elemento de C que é um conjunto que contém o conjunto dos números 7 e 8,
diríamos: {{7,8}} pertence a C. Entretanto, {{{7,8}}} é subconjunto de C
também, pois {{7,8}} é elemento de C.
É muito importante não achar isso estranho ou redundante. A alternativa D é
a correta mesmo. Alguns devem relutar, suponho, mas entendendo-se a
definição e as diferenças entre cada conceito, é um exercício relativamente
simples.