Re: [obm-l] Inverter sequencias

Cláudio, essa história de sequências pode sempre ser
resolvida com equações de diferenças de modo mais
ou menos padrão.
  Por exemplo, seja a(n+2) = a(n+1) + a(n) que é a famosa
fibonaci que vc conhece.  O livro
de Saber Elaydi abaixo mostra como calcular analiticamente
a(n):

[1] An Introduction to Difference Equations (Undergraduate Texts in
Mathematics) by Saber N. Elaydi

 Provavelmente vc já deve ter visto ele. Mas dá uma olhada
de novo. Seu caso é meio diferente vc quer a(n) em função
de b(n) neste caso vc pode considerar b(n) como um
parâmetro e resolver a equação analiticamente para
 a(n) e daí vc tem b(n) em função de a(n) ou reciprocamente
se vc quiser.

   Eu só não entendo como vc consegue resolver o problema
assim. Aliás, algueém já resolveu o problema mais
simples, ou seja, caluclar soma(n>1) 1/F_N?  Acho que
já , mas só perguntando...

[]s
  Ronaldo L. Alonso
>Estou precisando resolver o problema abaixo a fim de calcular
>SOMA(n>=1) arctg(1/F_n), onde F_n = n-esimo numero de Fibonacci.

Voce quer um iGMail protegido contra vírus e spams?
Clique aqui: http://www.igmailseguro.ig.com.br
Ofertas imperdíveis! Link: http://www.americanas.com.br/ig/