From: "niski" <fabio@niski.com>
To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
Sent: Monday, March 15, 2004 4:46 PM
Subject: Re: [obm-l] manual de resolucoes do elon

Fique tranquilo que vou mandar.
Mas de qualquer forma, para um bom aluno (NÃO disse inteligente)
um livro com problemas resolvidos é algo que classificaria como
essencial para o bom aprendizado, que para mim esta edificados em 3
pilares:
1 - Bons livros de referencia
2 - Boa Aula (inclui bom professor)
3 - Manual de resolucao de exercicios

Os dois primeiros acredito que sejam unanime, mas quanto ao terceiro
ponto, muitos professores falam
"O aluno tem que se esforçar para resolver os problemas nao adianta nada
ele ler as solucoes feitas"
O que eu concordo 100% mas quem utiliza esse argumento esta cometendo um
grave erro pois não esta considerando os bons alunos. Os alunos ruins,
ou alunos de mentalidade infantil (Eu na segunda séria acharia o maximo
se viesse as solucoes dos problemas no fim do livro, afinal de contas
nao ia precisar gastar muito tempo para fazer liçao de casa, mas estou
falando NA SEGUNDA SERIE!!!) Os bons alunos _sabem_ que precisam tentar
fazer os exercicios sozinho primeiro e quando ele acabar de fazer
1- Ele tem certeza absoluta que acertou
2- Ele acha que acertou e acertou
3- Ele acha que acertou e errou
4- Ele acha que errou e acertou
5- Ele acha que errou e errou
6- Ele não acabou de fazer, ele nao tem ideia de como faz

Dessas 6 situacoes, apenas no caso raro 1 (lembre-se estamos falando de
ALUNOS) o material com as resolucoes dos exercicios nao é esssencial mas
com certeza só ajudara mostrando para o aluno uma outra solucao sob a
qual ele podera refletir mais. Nos outros 5 casos que são MUITO
frustrantes o material com as solucoes ajudaria muito.

Especialmente no caso de analise, para alunos que nunca viram antes,
acredito que seja muito importante ter algum estilo a seguir e isso é
obtido estudando com atencao as solucoes de pessoas mais experientes.
Desculpe a digressão, mas eu nao resisti.