Re: [obm-l] Pequeno erro (um desafio em calculadoras)

Fábio,

Eu não entendi exatamente do que você discorda. A desigualdade que você
apresenta não é a mesma sobre a qual o Niski estava raciocinando. Nunca eu
escrevi que a desigualdade 3 < log(10,2) < 4 era falsa! Tudo que eu escrevi
foi que a aproximação posterior estava equivocada, e *realmente* estava.
Eis o porquê:

3 < log(10,2) < 4 ==> 3 < 1/log(2) < 4

Quanto vale log(2)?

Bom, log(2) é maior que log(1) e menor que log(10), assim, está entre 0 e 1.
Será que isso é suficiente? Hum, não, a aproximação é muita. Suponhamos,
então, log(2^10)/10. E quanto vale log(1024)? Ele é maior que log(1000) = 3
e menor que log(10000) = 4. No entanto, log(1024) é bem mais próximo de
log(1000) do que log(2) é de log(10), ou ainda, do que é log(10,2) de
log(16,2) = 4, como havia sido suposto. Admitamos, então, que log(1024) =
log(1000) = 3. Dessa forma, log(2^10)/10 = 3/10. Voltando na desigualdade
inicial:

3 < 1/log(2) < 4 ==> 3 < 10/3 < 4 ==> 12 < 40/3 < 16 ==>
==> 12 < 13 + 1/3 < 16 ==> 12 < 13,333... < 16

Como i >= 13,333..., então i = 14.

Foi ou não um erro de aproximação? Claro que sim.

Em relação ao que você disse posteriormente, eu concordo e discordo
simultaneamente. Primeiramente, concordo, pois o tema é realmente
importante. Entretanto, discordo, pois não se trata de qualquer desafio. Os
algoritmos já existem, já estão implementados em calculadoras, programas de
computador etc. Querer utilizá-los para se calcular manualmente a raiz
quadrada, cúbica, ... enésima é pura perda de tempo. Leia o e-mail que
escrevi sobre o algoritmo que extrai a raiz cúbica real de 2. Não se trata
de algo pouco trabalhoso ou de qualquer situação desafiante: é apenas a
aplicação de um algoritmo.

Espero ter justificado o que antes havia escrito. Considero importante
ponderar os pontos de vista, mas deve-se ler com atenção aos alheios
também...

Abraços,

Rafael de A. Sampaio