Re: [obm-l] Polinomio caracteristico de uma matriz

On Wed, Mar 31, 2004 at 05:55:48AM -0800, Artur Costa Steiner wrote:
> Eu sei que a demonstracao do que vou dizer tem em
> qualquer livro de Algebra Linear. Mas, se alguem se
> lembrar e nao for muito complicado (no momento naum
> estou lembrado dos detalhes, mas acho que naum eh
> muito trivial), seria possivel alinhavar a
> demonstracao de que, se A eh uma matriz quadrada e P
> eh seu polinomio caracteristico, entao P(A) = 0?
>
> Se A for diagonalizavel hah uma prova bem simples, mas
> no caso geral eh mais complicado.

Se o corpo for o dos reais ou complexos, o conjunto das
matrizes com espectro simples (nenhum autovalor repetido)
forma um aberto denso e todas estas são diagonalizáveis.
Ora, a identidade p_A(A) = 0, devidamente expandida,
vira q(a11, a12, ..., ann) = 0 onde q é um certo polinômio
de coeficientes inteiros. Se este polinômio se anula num
aberto denso é pq ele é identicamente 0. Isto prova que
p_A(A) = 0 para qualquer matriz e qualquer corpo de coeficientes.

[]s, N.