Re: [obm-l] Demonstracoes no ensino medio

on 11.05.04 16:57, vieirausp@ig.com.br at vieirausp@ig.com.br wrote:

> x,determine x, privando os alunos das demonstrações insubstituíveis dos
> teoremas e das fórmulas.Eu só comecei a ver demonstrações quando comecei a
> estudar para olimpíadas.Isso é uma pena.Por isso,é que mais tarde para os
> alunos que quiserem se dedicar as competições matemáticas estes não
> possuirão dúvidas e sim dividas.
> Ass:Vieira

As competicoes matematicas sao o menor dos problemas. O pior eh ter gente
por ai totalmente incapaz de raciocinar logicamente, de desenvolver e
apresentar um argumento (nao necessariamente matematico) com comeco, meio e
fim e de interpretar tabelas e graficos. No fim das contas, pra quem nao vai
seguir carreira tecnica, esses sao os maiores beneficios praticos de uma
educacao matematica adequada (alem, eh claro, de coisas basicas como saber
as 4 operacoes, juros e porcentagens, e calculos geometricos simples). Isso
pra nao falar da nocao "intuitiva" de probabilidade que a maioria das
pessoas tem.

Problemas de olimpiadas sao realmente dificeis e ninguem espera que uma
pessoa normal consiga resolve-los de bate-pronto. No entanto, responda o
seguinte:

1. Quantas pessoas acham que "jogar sempre no preto e dobrar a aposta se
perder" eh uma estrategia viavel num cassino?

2. Quantas pessoas acham que, no jogo das 3 portas, tanto faz trocar ou nao
trocar de porta? (nesse ai eu nem discuto mais, vou logo apostando um
dinheirinho)

3. Quantas pessoas acham que uma aposta em 6 numeros seguidos na mega-sena
tem menos chance de vitoria do que uma aposta em 6 numeros "espalhados"?

4. Quantas pessoas acham que um desconto de 20% seguido de um acrescimo de
24% beneficia o vendedor?

5. Quantas pessoas aceitariam o argumento: "A soma de dois impares eh sempre
par e todo primo maior que 2 eh impar. Logo, todo par maior que 4 eh soma de
dois primos."?

[]s,
Claudio.