Re: [obm-l] III-olimpiada de maio

faelccmm@aol.com
> Ola pessoal,
>

> Abaixo esta exposto um problema, a solucao dele e minha duvida entre
> parenteses no corpo da solucao. Nao precisem explicar o problema
> inteiro, a unica  coisa que eu nao entendi foi o que se pensou para
> criar a equacao 8 x 8 + 2 x 7 = 78. No mais, esta completamente
> entendido.
> [...]
> A soma total eh: 8 x 8 + 2 x 7 = 78. (Como foi montada esta equacao ?)
> [...]

A solução inverte a maneira de contar o total dos números escritos -- ao
invés de somar os números em cada casa, olhe para cada uma das fichas:
elas somam um a todas as casas vizinhas que estejam vazias. Como, pelo
raciocínio exposto no problema, podemos ter oito fichas isoladas das
outras e duas se tocando, as oito fichas somam um a cada uma das suas oito
casas vizinhas. Por isso, a contribuição total delas é 8x8. As outras duas
fichas contribuem cada uma com 7, pois uma das vizinhas de cada ficha está
ocupada pela outra. Logo a contribuição destas 7 fichas é 7x2.

Logo a soma total das casas do tabuleiro é 8x8+7x2.

[]s,

--
Fábio Dias Moreira