[obm-l] probleminha, estudo de sinal

Ola

Estava resolvendo um problema que envolve estudo de sinal. Minha
resolucao ficou grande, nao sei se teria alguma forma de ficar mais
simples. Alguem poderia verificar?

f(x)=ax^2 + (a-1)x + (a-1)

Determine todos os a E |R tais que f(x)=0 tenha duas raizes negativas.

O que eu fiz foi aplicar um bhaskara. Fiz entao que
Delta > 0, cheguei em -1/3 < a < 1

verifiquei que 1-a+sqrt(delta) é sempre positivo, entao teria que ter
2a (que é o denominador) negativo sempre.
(*) Entao -1/3<a<0.

Fui entao verificar se teria que restringir ainda mais o intervalo:
1-a-sqrt(delta)>0 => 1-a>sqrt(delta) 1-2a + a^2 >|delta|
1) 1-2a + a^2 > delta => a<0 ou a>1 => descartei a>1 pela C.E.
2) 1-2a+a^2 > -delta => a<1 => redundante por causa de (*)

Entao, a E ]-1/3, 0[

Acho que a resposta certa é essa (uma amiga me passou o problema, e
acho que me disse isso ae mesmo qd conferiu no gabarito).

É necessario fazer toda essa analise? Ou teria algum lugar para parar
antes? A analise que fiz do modulo está correta?

Obrigado!
abraco

--
Bruno França dos Reis