Re: [obm-l] n circunferencias intersectantes

on 02.11.04 07:06, Fabio Niski at fniski@terra.com.br wrote:

> Claudio Buffara wrote:
>
> É eu tb tinha pensando nisso. Conjecturando que duas circunferencias se
> interceptam no maximo em 2 pontos,
Por que voce diz que isso eh apenas uma conjectura?

> basta tomar para cada par distinto de
> circunferencia esses dois pontos e chega-se na resposta do claudio.
> Agora viajando um pouco...sendo o raio (r) e a origem (a,b) de cada
> circunferencia, variaveis aleatorias digamos r,a e b uniformes no
> intervalo ]0,1]. Qual a probabilidade de n circunferencias se
> interceptarem em n(n-1) pontos? Será que é trivial?

Nem um pouco. Alias, mesmo pra n = 2 nao eh trivial.
Se as circunferencias tem centros em (a1,b1) e (a2,b2) e raios r1 e r2,
entao a condicao pra 2 pontos de interseccao eh:
(r1 - r2)^2 < (a1 - a2)^2 + (b1 - b2)^2 < (r1 + r2)^2.

[]s,
Claudio.