Re: [obm-l] Alguém sabe essa?

on 01.11.04 18:28, ZopTiger at zoptiger@terra.com.br wrote:

> Qual a função inversa f-1(x) da função: f(x)=3+x+e^x
> Se alguém souber, favor mandar a resolução...
> Obrigado,
> Andrecir Z.

A inversa existe pois f eh injetiva (f eh estritamente crescente em todo o
seu dominio, suposto ser igual a R) e tambem sobrejetiva (f eh continua,
lim(x -> -inf) f(x) = -inf e lim(x -> +inf) f(x) = +inf). Infelizmente, eh
muito provavel que f^(-1) nao possa ser expressa como uma combinacao de
funcoes elementares. Em outras palavras, nao deve existir uma formula
bonitinha pra f^(-1), apesar de eu nao saber demonstrar isso.

[]s,