Re: [obm-l] funcao periodica

De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Cópia:
Data: Thu, 4 Nov 2004 09:50:01 -0200
Assunto: Re: [obm-l] funcao periodica

> Eu estou um tanto enrolado. O fato de que f(x^2 + m*(2x+m)) = f(x^2) para
> todo real x tem que implicar que m*(2x+m) seja um multiplo inteiro de p?

Eu diria que sim, já que f é periódica com período fundamental p e x é arbitrário.
Repare que m*(2x + m) não precisa ser um múltiplo constante de p mas, para todo x, m*(2x + m) precisa ser igual a algum múltiplo inteiro de p e isso é impossível, pois a função u:R -> R dada por u(x) = m*(2x + m)/p é uma bijeção. Logo, não pode assumir apenas valores inteiros.

> h(x + u(x)) = h(x) para todo real x, sendo h e u funcoes de x, implica que u
> tenha que ser constante e igual a algum periodo de h?

Não. Por exemplo, tome h(x) = sen(x) e u(x) = 2*Pi*piso(x).