Re: [obm-l] funcao periodica

Pois é... não sei se dá pra tirar alguma informação
útil disso tudo. Por enquanto eu conclui que basta
u(x) ser periódica para que g(x) também o seja:

g(x + n*p1) = f(u(x + n*p1)) = f(u(x)) = g(x)

Isso diz que g é períodica com período igual ou menor
do que p1.

Porém não se pode afirmar muita coisa sobre o
(menor)período de g. No caso "bonitinho", p de g é
igual a p1. Por exemplo, f(x) = x^3 e u(x) = sen(x).
(sen(x))^3 tem o mesmo período de sen(x).

Porém isso não é verdade em vários casos, onde o
período de g é menor do que p1. Por exemplo:
(sen(x))^2 tem período igual a metade de sen(x).

E é claro que a coisa complica bem mais se f(x) for
também periódica com período p<p1 ....

 --- Artur Costa Steiner <artur@opendf.com.br>