Re: [obm-l] MEDIDAS DE VARIABILIDADE!

on 06.11.04 17:08, Chicao Valadares at chicaovaladares@yahoo.com.br wrote:

> Eu acho que nao precisa construir essa funçao.Vc
> concorda comigo que a probabilidade do sorteio de um
> fregues ser de A ou B é 2/5 e de C é 1/5???Portanto
> agora faça o seguinte.A reta possui 9 pontos(0...8) e
> para cada ponto calcule a ESPERANÇA do valor
> percorrido.Ex:No ponto B a esperança é 1*2/5 + 0*2/5 +
> 7*1/5 = 1,8.
> O que esse valor quer dizer??È que, caso eu me situe
> no ponto B, o valor esperado no percurso indo tanto
> para A(1*2/5) ou para B(0*2/5) ou para C(7*1/5) sem
> considerar a volta(basta multiplicar por 2) é 1,8.Se
> [...]
Tudo bem, Chicao, mas soh que o enunciado original do problema fala que o
custo eh proporcional ao quadrado da distancia percorrida.

Ao usar a esperanca, voce estah implicitamente supondo que o custo eh
poporcional a distancia e nao ao quadrado dela. Nesse caso, concordo com
voce que o minimo eh obtida baseando o vendedor no ponto B.