Re: [obm-l] Quadrilatero Incritivel

Sauda,c~oes,

O Dir. já deu algumas idéias. Aí vão algumas dicas.

Considere a "figura" abaixo:

O           B                                        C

Trace o circ. que passa por BCD e marque A na circunferência.

Sejam AB=a, BC=b, CD=c, DA=d, AC=x, BD=y e seja m a reta
simétrica do lado AD com relação à bissetriz do ângulo BAC.

Lema: O ponto O \in m pertence ao lado BC sss ABCD é insc.
(cíclico).

Teorema: (Ptolomeu) xy = ac + bd sss ABCD é cíclico.

Na dem. do teorema acima mostra-se que OB = ac/d e que
AO/AC = a/d.

Daí a const. que segue:

1) Numa reta r marque CB = b e construa O tal que BO = ac/d .

2) um lg para A é o círculo (B,a). O outro é um círc. de Apolônio
considerando os pontos O e C.

Deixamos os detalhes, a construção e a discussão para o leitor.

[]'s,
Luis