Re: [obm-l] Quadrilatero Incritivel

> > Sauda,c~oes,

Oi Claudio,

A "figura" talvez não tenha saído direito na msg.

>BAC.

>Desculpe a minha lerdeza, mas nesse caso, a menos que m seja paralela a BC,
>vai sempre existir um ponto O, nao? Mesmo que ABCD nao seja ciclico.

Sim, e não tem nada de lerdeza. Não quis falar muito e está confuso. Falando
mais, a reta m contém um e somente um ponto O tal que o /_ AOB = /_ ACD .

Dos triângulos ACD e AOB, temos (pois a reta m blablabla) /_ ABO = /_ ADC .

Assim, se ABCD é cíclico, o ponto O está no lado BC; e somente nesse caso,
pois, reciprocamente, se O está em BC então ABCD é cíclico.

Para os que não sabem:  ABCD é cíclico sss A+C = B+D = 180.

A teoria está aí. Mas a construção ainda não é fácil. Analise triângulos
semelhantes e obtenha relações de proporcionalidades.

[]'s
Luis