Re: [obm-l] Mais construcoes [era: Quadrilatero Inscritivel]

on 09.11.04 18:41, Luís Lopes at qed_texte@hotmail.com wrote:

> Sauda,c~oes,
>
> Oi Claudio,
>
> ===
> ===
> Poderia ser o caso se não tivesse enviado a solução de
> Altshiller-Court, Nathan, College Geometry, 1952.

Diretamente do fundo do bau!!!

> Talvez esse problema esteja no FG-M também. Não olhei.

O que eh FG-M ?

> As primeiras tentativas de solução da lista para este problema
> baseavam-se na construção de elementos obtidos algebricamente
> (diagonais e circumraio, se me lembro bem).
> Pergunto: tendo-se mostrado que o problema tem uma solução
> algébrica, será que SEMPRE podemos obter uma solução
> geométrica?

Acho que nao. Exemplo: a triseccao do angulo de 60 graus.

Eh claro que, se nao nos limitarmos a regua nao marcada e compasso, pode ser
que haja solucao. Por exemplo, com uma regua marcada o meu exemplo admite
solucao geometrica.

[]s,
Claudio.