Re: [obm-l] Mais construcoes [era: Quadrilatero Inscritivel]

Sauda,c~oes,

Oi Claudio,

>Diretamente do fundo do bau!!!
É verdade. É um livro muito bom mas difícil
de encontrar.

>O que eh FG-M ?

Ou melhor, quem é FG-M? Abreviação de Frère Gabriel Marie,
um religioso que escreveu um livro muito completo de
Geometria. Há uma edição recente dele. Acho que o editor é
Jacques Gabay(??).  A minha é bem antiga, dada por um tio
que estudou nele nos anos 30.

>Acho que nao. Exemplo: a triseccao do angulo de 60 graus.
Não fui claro e vc não entendeu. Refiro-me aos problemas que
a álgebra mostrou ser possível uma const. geom. Como
construir o polígono de 17 lados. Depois que Gauss mostrou
ser isso possível ficou o problema com a posterior solução de
uma construção. Em problemas difíceis acho que esse deve
ser o primeiro passo. Além dos dois problemas de triângulo
que mencionei, amanhã apresento outro cuja solução está
na forma algébrica. Nada contra mas uma solução geométrica
é preferível. O livro do Wagner comenta sobre essas duas
estratégias.

Na resposta para o Wagner apresento outro problema de
construção de quadrilátero.

[]'s
Luis