Re: [obm-l] Uma Pergunta ... ?

Ola Carissimo Prof e demais
coelgas desta lista ... OBM-L,

Estes coisas foram objetos de uma investigacao que fiz alguns anos atras,
nao concluidas. Eu precisaria falar um pouco mais. O caminho 1) tem muita
arbitrariedade e eu nao tive sucesso ao percorre-lo, pois me mantive fiel a
um conjunto forte de condicoes de simetria que na epoca eu resolvi aceitar.

Na epoca do Euler ele deu um "pulo" e caiu direto na funcao gama
simplesmente porque ele nao tinha elementos para fazer extencoes gradativas
( naturais, inteiros, racionais ... ) e a quantidade de fenomenos que ele
podia observar nao o permitia intuir como fazer isso. Nao sei se hoje seria
possivel mas, com certeza, eu nao consegui.

O caminho 2) e muito interessante  ... se o Prof percorre-lo e se as minhas
conclusoes estiverem corretas, o Prof vai concluir - creio, admirado - que,
no maximo, chegamos a alguma grandeza quantizada. A parada obrigatoria -
alem das quais as coisas ficam arbitrarias - e necessariamente numa grandeza
quantizada. Eis a razao de em mensagem anterior eu ter afirmado que 0!=1 e
um postulado ao mesmo nivel que o 5 postulado de euclides.

E notavel que com coisas simples nos entendemos alguns fenomenos simples mas
que a realidade so se mostra quando aplicamos uma abstracao matematica mais
alta ... Com a Geometria Euclidiana nos entendemos o mundo do Newton, mas a
relatividade geral ( mais real, mais completa ) exige a geometria
riemanniana.

Contar e, claramente, um ato natural, mas quem nos garante que a nossa forma
direta e "nao-quantizada" de contar e a "mais real" e mais conveniente ? Por
que eu preciso entender que
Binom(N,P) e o numero de subconjuntos com p elementos ? Isso pode ser mais
simples e ter implicacoes simples em certos contextos mas pode ser - e eu
acredito nisso - que uma forma aparentemente mais complicada faca com que
percamos clareza e simplicidades imediatas mas que, em compensacao, nos abra
"portas muito bem fechadas" mais na frente e que nos darao acesso a recursos
que por ora nao vemos como encontrar.

Eu creio firmemente que a Matematica Quantica nao e um modismo passageiro e
veio pra ficar e que tera um papel muito importante num futuro bastante
proximo... Em minha modesta opiniao e verdadeiramente Genio de Primeira
Grandeza quem concebeu estas coisas claramente pela primeira vez ...
Parabens !

Um Abracao do amigo
Paulo Santa Rita
4,1703,241104