RE: [obm-l] Duvidas

> A única situação possível ao meu ver e que que ele coloque um número igual
> de bandeiras veremelhas e azuis e depois começe a colocar as bandeiras
> vermelhas ate que se atinga o valor de 99 bandeiras.
> como 99=2*45+10( achado por inspeção)
> entao teremos duas sequencias do tipo
> bandeiras vermelhas
> {1,2,3,4,...,n,10}
> Azuis
> {1,2,3,4,...,n}
> ou seja, o numero de bandeiras azuis e igual a 45 com n=9
> Um abraço, saulo.

Tentei de uma otra maneira, mas nao estou vendo onde to errando. Alguem pode dar uma mão ?

Considere S=(a_1,a_2,...,a_n)
onde a_i, 1<=i<=n, onde a_i representa a quantidade de bandeiras conforme descrito pelo problema, ou seja, S=(1,1,2,...,a_n).

Note que a_(2k-1)=a_(2k)=a_(2k+1)-1=k (k inteiro positivo) e que
a sequencia dos a_2k's está em P.A. com razao r=1 e primeiro termo 1.  Fazendo a soma
S_n=99 (de acordo com o enunciado)=> 99=2.[(a_2+a_(2k-1)).(2k-1)/2]+a_(2k) (observe que somando os termos a_(2k-1) e a_2k te fornecem um número par assim o ultimo termo é impar para que S seja impar)

Assim 99=(1+k)(2k-1)+k
2k^2+2k-100=0=>k^2+k-50=0 (xi, k tem que ser intero! (=><=)

Atenciosamente,

Osvaldo Mello Sponquiado
Engenharia Elétrica, 2ºano
UNESP - Ilha Solteira