[obm-l] DE OUVIDO!

Oi, pessoal! A brincadeira com a caixa de fósforos é muito curiosa, já que ele
não viu nada, não teve nenhuma informação e, apenas pelo som dos palitos dentro
da caixa, descobre a quantidade deles. O segredo é simples, pois sempre está se
retirando um número múltiplo de 9 da caixa. Se ela contiver 40 palitos,
teremos: Retirando...0, 9, 18, 27, 36     ...sobram 40, 31, 22, 13, 4. Tudo
consiste então em se treinar o ouvido para identificar, pelo ruído, as cinco
possíveis respostas!

O relógio da torre da igreja leva tanto tempo a dar as três badaladas como o da
câmara a dar duas badaladas. "Quando eu vim para casa", disse Alberto, "os dois
relógios começaram a dar horas no mesmo instante, e depois de o da igreja ter
acabado de dar todas as badaladas, ainda se ouviram duas no relógio da câmara."
Que horas eram?

Atualmente, qualquer assunto ligado à audição, me faz lembrar a importante
observação do Prof. Morgado quanto à palavra ótica, pois confesso que
desconhecia o assunto. Aliás, aqui se aprende de tudo! Vocês sabiam...que a
distribuição dos fenótipos na herança quantitativa é dada pela expansão do
binômio de Newton...

A propósito, matemáticamente falando, por que um bebê sente mais frio que um
adulto?

Abraços e até o próximo ano!

WebMail UNIFOR - http://www.unifor.br.