Re: [obm-l] Racionalização de Denominadores

on 23.01.05 15:55, Alan Pellejero at mathhawk2003@yahoo.com.br wrote:

> Olá amigos da lista,
> certa vez me perguntaram se havia método para
> racionalizar denominadores de raízes cúbicas, quartas,
> em diante.
> Eu gostaria de saber se há um método para isso e, se
> sim, como é feito.
> Muito obrigado.
> Alan Pellejero

Sim. Uma ideia eh achar o polinomio minimal do denominador.

Por exemplo, se queremos racionalizar a/b, achamos m(x) = polinomio monico
de menor grau (digamos, n) que tem b como raiz, de modo que:
m(b) = b*p(b) + k = 0,
onde grau(p) = n-1 e k = inteiro nao nulo (por que?) ==>
a/b = -a*p(b)/k

[]s,
Claudio.