Re:[obm-l] Problema do Kuratowski

De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Cópia:
Data: Sun, 03 Apr 2005 00:47:32 +0000
Assunto: Re:[obm-l] Problema do Kuratowski
> Oi Claudio e demais colegas
> desta lista ... OBM-L,
>
> A maior cardinalidade possivel e 14. Voce nao precisa seguir uma sequencia,
> pode seguir por dois ou mais bracos a partir de A.

Oi, Paulo:

Não entendi o que você quer dizer com "seguir por dois ou mais braços". Você pode explicar isso e também dar um exemplo de uma sequência com cardinalidade 14?

> Mas eu estou mais
> interessado em uma solucao inteligente, nao bracal. Eu nao consegui
> encontra-la uma tal solucao.

Bom, pra nem todo problema existe uma "sacada genial" que o resolve em 2 linhas.

Eu estou convencido de que, em algum ponto, você sempre chega numa reunião de intervalos abertos com fechos disjuntos dois a dois e, a partir daí, apenas 2 novos conjuntos são gerados antes da sequência retornar.

Mais problemático é o caso da união de intervalos abertos com fechos que se intersectam. No passo seguinte, quando você produz o fecho dessa união, eu disse abaixo que todos os conjuntos fechados que aparecem são intervalos fechados (possivelmente degenerados) disjuntos dois a dois, mas não tenho 100% de certeza.

[]s,
Claudio.