Re: [obm-l] RE: [obm-l] Quadrado Mágico

on 06.04.05 22:14, kleinad2@globo.com at kleinad2@globo.com wrote:

> A demonstração da independência dos funcionais está ok, mas isso mostra
> que se Z é o conjunto das matrizes n x n tais que todos esses funcionais
> se anulam, então Z (na verdade um subespaço de M(nxn)) é tal que dim Z =
> dim M(nxn) - dim(F), onde por F é o subespaço gerado pelos 2n + 2 funcionais
> em questão no dual de M(nxn), isto é, dim Z = n^2 - (2n + 1) = n^2 - 2n
> - 1. Este resultado é mais geral: Se Z é o espaço dos zeros dos funcionais
> f_1, ..., f_k, que estão no dual de V, então dim Z = dim V - dim (f_1, ...,
> f_k).

> [...]
Claro!

Eu esqueci da condicao de que as matrizes sao quadrados magicos...

Uma forma mais elementar de ver isso eh observar que o espaco dos quadrados
magicos eh justamente o espaco-solucao de um sistema linear homogeneo de 2n
equacoes em n^2 incognitas. As equacoes sao:
L_1 - T = 0
L_n - T = 0
C_1 - T = 0
C_(n-1) - T = 0
S - T = 0
Como jah vimos, estas equacoes sao L.I. jah que os funcionais lineares
correspondentes sao L.I.
Logo, a dimensao do espaco solucao eh n^2 - 2n = dim(Q).

[]s,
Claudio.