Re: [obm-l] Pontos de Inflexao

   Boa esta dica, Claudio.

   Escolhendo o eixo dos y (origem de x) tal que se
anule o termo de segundo grau e o dos x (origem de y)
tal que anule o termo indepenente, teremos um dos
pontos de inflexão na origem, pois teremos

  y = x^4 + b*x^3 + c*x (podemos sempre tornar o
polinômio mônico),

  e anulando a derivada segunda teremos a equacao que
fornece as abcissas dos pontos de inflexao, como

  12*i^2 + 6b*i = 0 ,obtendo i1=0 e i2=-b/2  (se
quizermos i1<i2, consideramos b<0, mas nao vejo
necessidade!?).

   É trivial achar a equação da reta definida por
eles:

   8y = (b^3+8c)x .

   Acho melhor deixar o resto para a os demais
usufruirem tambem um pouco da diversao, pois o
problema eh bem interessante.

   []s
  Wilner

--- Claudio Buffara <claudio.buffara@terra.com.br>