[obm-l] cálculo no R^n.

Gostaria de uma ajuda no problema abaixo:

Sejam U em R^m, U aberto conexo, f:U --> R^m de classe C^k (k>=0) com Jf(x) = <> 0 (ou seja, det df(x) <> 0), para todo x em U. Mostre que f é uma aplicação aberta. Mostre, através de um exemplo, que a imagem por f de um fechado pode não ser um fechado.

Obs.: No caso em que k>1, a primeira parte do problema estah resolvida, pois f é um difeo. local e, portanto leva abertos em abertos (Não precisa da hipótese de U ser conexo). Acho que a hipótese de U ser conexo vai ser usada apenas no caso em k = 0, ou seja, U conexo ==> f de classe C^1 e, daí posso usar o teorema da função inversa.

grato desde já, éder.

Yahoo! Acesso Grátis: Internet rápida e grátis. Instale o discador agora!