[obm-l] exercicio de probabilidade do gnedenko ( dificil)

Olá

Estou estudando pelo livro The theory of probability do B. V. Gnedenko. É um livro ótimo que recomendo fortemente. Mas tem exercícios muito dificeis. Aqui mando um que não estou conseguindo resolver. Qualquer ajuda é bem vinda.

Um ponto é jogado aleatoriamente sobre um segmento de reta AB de comprimento a. Um outro ponto é jogado sobre um segmento de reta BC de comprimento b. Qual a probabilidade de que um triangulo possa ser construido a partir das linhas:
1) linha que vai do ponto A ao primeiro ponto jogado
2)linha entre os dois pontos que foram jogados
3)do segundo ponto jogado ao ponto C

Obrigado

Yahoo! Acesso Grátis: Internet rápida e grátis. Instale o discador agora!