Re: [obm-l] Re: [obm-l] Provadores automáticos de Teorema

Ronaldo Luiz Alonso escreveu:

> ....um cara que armazenava pi com 30.000 casas
>decimais.
>  Ele usava um truque que era dividir pi em
> blocos de 10 dígitos e blocos de
> 10 dígitos em blocos de 10 dígitos e por aí vai.

Cada maluco com sua mania...quando eu era mais
novo,fazia um curso de astronomia e tinha um cara que
só observava Jupiter, se voce o convidasse p/ observar
qualquer outro corpo celeste ele se negava...o
miserável sabia tudo em relaçao a Jupiter,mas tudo
mesmo, ele era pior(ou melhor :) ) que esse povo que
sabe tudo de vida de artista :p
Prefiro usar genios da humanidade como exemplo de
cerebros desenvolvidos....sem sombra de duvidas deve
haver algum mecanismo cerebral favoravel....

>Neste caso isso significaria, em termos
> práticos,
>  que o conjunto de axiomas utilizados
> é inconsitente, pois na matemática não pode haver
> contradição.

Basta ter a aritmetica de Peano p/ ter pelo menos uma
proposiçao verdadeira e falsa....como vc ja citou,
mesmo colocando ou trocando axiomas ainda assim nao
adianta...

>O PROCEDIMENTO existe, porém ele NÃO PÁRA
> (problema
> da parada da máquina de Turing), daí ele não é um
> ALGORITMO
> geral para provar inconsistência.
> O exemplo abaixo mostra isso ...

Agora fiquei na duvida entre o NAO PARAR e o NAO
EXISTIR pois:
No exemplo,voce ja esta supondo que tal procedimento
existe...
Supondo, como vc,que tal procedimento existe,chamando
tal procedimento de halt(Programa : w ) que recebe um
programa como entrada, é facil construir um novo
programa(PBugado) totalmente inconsistente...

PBugado(Programa : x){
IF(Halt(x) == TRUE)
THEN While(TRUE);
ELSE Exit();
}

Basta fazer a chamada  PBugado(Pbugado), a tao famosa
autoreferencia... e observar que se PBugado parar(Halt
vai acusar true) entao PBugado entra  em loop infinito
que já é uma contradiçao...
Se ele nao parar(vai para o ELSE) entao ele vai para
instruçao Exit() o que indica que ele vai parar, ou
seja tambem é uma contradiçao...
Portanto a suposiçao de que Halt existe leva a uma
contradiçao..portanto ele nao existe....
Correto???Errado??Ele EXISTE OU NAO EXISTE???
acredito que o wikipedia ajude :
http://en.wikipedia.org/wiki/Halting_problem

> A implicação filosófica de tudo isso é
> sempre existe expansão do conhecimento humano
> e apenas nós humanos podemos saber o que é plausível
> acrescentar em termos axiomáticos.
>
> O computador não pode fazer isso, pois demoraria
> séculos, mas a mente humana sempre poderia.

Vou arriscar....Principio antropico...As coisas sao
desta forma porque se nao o fossem, nao haveriam
homens para observa-las....

Abraços ;)

"O Binômio de Newton é tão belo como a Vênus de Milo.
O que há é pouca gente para dar por isso... "
Fernando Pessoa - Poesias de Alvaro Campos

As informações existentes nessa mensagem e no(s) arquivo(s) anexado(s)
são
para uso restrito, sendo seu sigilo protegido por lei. Caso não seja
destinatário, saiba que leitura, divulgação ou cópia são proibidas.
Favor
apagar as informações e notificar o remetente. O uso impróprio será
tratado
conforme as normas da empresa e a legislação em vigor. Agradecemos sua
colaboração.

The information mentioned in this message and in the archives attached
are
of restricted use, and its privacy is protected by law. If you are not
the
addressee, be aware that reading, disclosure or copy are forbidden.
Please
delete this information and notify the sender. Inappropriate use will
be
tracted according to company's rules and valid laws. Thank you for your
cooperation.