Re: [obm-l] Livros para ITA/IME

Olá Saulo.

 Não quero te desanimar, mas para ter certeza
absoluta e matemática de que você irá passar, terá que fazer um
esforço muito grande.   Mas 4 horas diárias de estudo durante um
ano são suficientes.
Recomendo que você estude *alguns* livros estudados em  Faculdade
e procure entender a *essência* de todos os conceitos:

-------------------------------------
Haliday and Resinick - Os quatro volumes (Física).
 Fundamentos de Matemática Elementar - A coleção toda (Matemática)
 Russel - Química
 Português - Editora Abril (saiba bem portugês pois a vida inteira vai
precisar).
 Inglês - Livros do Toefl.
Para geometria utilize os famosos livros do JOTA e baixe as provas do ITA
dos
anos anteriores.
 -------------------------------------

Quando eu tinha 17 anos decidi não fazer vestibular
para o ITA.  Minhas razões eram:

1)  Não me sentia preparado:  As pessoas tinham uma
grande expectativa a meu respeito e eu poderia frustrá-las
2) O ITA era muito longe de minha cidade, logo gastaria
muito com passagens e se passasse ficaria confinado em um alojamento.
3) O ITA era muito rigoroso em avaliações e notas, logo
poderia ser desligado por um simples deslize ou problema de
saúde.

    Descobri muito mais tarde (por volta dos 27)
que o fundamental na vida não é a faculdade onde você
estuda ou naquilo em que você se formou e sim aquilo que
você absorveu acredita, aprendeu com profundidade e com o
qual você é capaz de contribuir.

                              *Se* você ama a matemática recomendo
que faça um curso de matemática (ao invés de um curso de engenharia)
e seja um dos melhores matemáticos.
              Depois você faz mestrado e doutorado em matemática (ou física
matemática).

          Eu fiz a besteira de ter feito Engenharia de Computação na UFSCar,
apesar
de ter passado em matemática computacional na UNICAMP.   Me arrependo
até hoje:  Poderia estar tranquilo dando aulas em minha cidade e
não teria que prestar concursos em São Bernardo ...

[]s e boa sorte.