Re: [obm-l] Elementos Finitos

>Caros Colegas,
>já faz algum tempo que Elementos Finitos esta na "moda" nos corredores das
>faculdades,principalmente na minha..rs.Contudo, gostaria de saber mais sobre o
>assunto , mas infelizmente, em minhas pesquisas( principalmente pela internet),
>não encontro resultados sólidas a respeito.

       Elementos finitos são interessantes quando você tem um sistema
microscopicamente grande mas macroscópicamente vinculado.  Por
exemplo, suponha que você tenha um conjunto de bastões rígidos vinculados
e de comprimentos arbitrários:

    o--------o---------------o---------o----------------o
         1            2           1          2

       Temos os bastões do tipo 1 e os bastões do tipo 2, cada qual com
seu comprimento característico.  Suponha por exemplo que você pendure
esses bastões pelas duas extremidades.  Quais os ângulos serão formados
por eles no equilíbrio?

     Veja:  Este problema não é a mesma coisa que o problema da catenária
que é modelado de forma contínua.
                               De Genne (ganhador do nobel de química)
fez a modelagem de um polímero como um "fio contínuo". E toda mecânica
estatística de polímeros que se desenvolveu posteriormente usa esse
 modelo.

                 Ele é um modelo ótimo sem dúvida pois capta
todas as propriedades qualitativas.

        Mas lembre-se que polímeros são moléculas unidas por ligações covalentes
que "giram" e o modelo de De Genne não leva isso em conta.

>Assim , como esta é uma lista que sem
>dúvidas deve haver alguém que seja bom neste assunto, gostaria de algumas
>opniões ;

       Eu não sou bom nesse assunto (de fato, ninguém pode saber "muito de
muito" -- assim eu acabo não "sendo bom"  em nada.  Isso todavia é característica
de mentes perturbadas -- como a minha).

                   Alguns livros que li sobre o assunto
abordavam inicialmente mecânica clássica em seguida princípios variacionais,
mecânica Langrangeana e mecânica Hamiltoniana (que são formulações
covariantes, isto é, as equações qualitativamente não mudam quando se muda o sistema
de coordenadas)  e depois passavam a analisar o assunto a fundo.

       Recomendo o livro:

  AUTHOR =       "Clive L. Dym, Irving Herman Shames",
  TITLE =        "Energy and Finite Element Methods in Structural Mechanics",
  PUBLISHER =    "Hemisphere Pub",
  YEAR =         "1996",
  edition =      "Second Edition",
  month =        "August",
  isbn =         "0891169423"

>  Por onde devo começar formalmente?

Vamos devagar :)
 O livro de V. I. Arnold (um dos maiores matemáticos
do século XX) dá uma boa introdução à mecânica:

  AUTHOR =       {Vladmir I. Arnold},
  editor =       {Julius Springer},
  TITLE =        {Mathematical Methods of Classical Mechanics},
  PUBLISHER =    {Springer Verlag},
  YEAR =         {1975},
  volume =       {1},
  number =       {1},
  series =       {Springer Series in Mathematical Phisics},
  address =      {New York},
  edition =      {First}
Depois você pega o outro livro.

>  Qual uma boa fonte?
>  Qual o nível de importância desta cadeira que é tão falada , mas não oferecida na
>graduação, no ramo da engenharia ?

    Eu acho o assunto muito avançado para graduação.
                   Ele requer conhecimento prévio
e avançado de mecânica.  Mas na prática outros métodos
podem ser empregados, com resultados semelhantes.

        Assim eu acho que seria uma crueldade com os alunos
ensinar isso na graduação  (existiriam pessoas
na sala que não conseguiriam  aprender tudo
muito rápido e levariam bomba, como aconteceu comigo na
disciplina resistência dos materiais --
  Eu não entendia tensores!!! ).

   Depois só de raiva passei com 9,0.
     Ah... o pior de tudo foi ter que ouvir:

 "Eu fiz uma descoberta fantástica em matemática: Sempre quando
 os índices eram iguais eu suprimia o sinal de somatório" - Albert Einstein

[]s
  Ronaldo L. Alonso